domingo, 7 de junho de 2009

Halo Wars

Na geração passada, a Bungie criou Halo: Combat Evolved para o Xbox. O game foi desenhado para ser um jogo de tiro em primeira pessoa para consoles e obteve sucesso absoluto ao transpor a mecânica e a precisão dos FPS de teclado e mouse para o joystick do console da Microsoft.

A tarefa de Halo Wars é semelhante: ser um jogo de estratégia pensado desde o primeiro momento para o xbox 360. A produtora responsável pela tarefa herculea foi a Ensemble, veterana criadora da franquia Age of Empires. Halo Wars foi o último projeto da Ensemble e obteve sucesso dentro de sua proposta.

Uma experiência nova no mundo de Halo

Halo Wars não é só um jogo de estratégia em tempo real em um videogame. Ele também é parte do universo de Halo, a principal franquia dos consoles da Microsoft, com milhões de fãs que esbravejariam diante de qualquer falha que alterasse aquilo que eles conhecem e amam. Ciente disso, a Ensemble criou uma história envolvente que apresenta a guerra entre a raça humana e o Covenant, vinte anos antes de Master Chief aparecer no primeiro Halo. O jogo é muito bem ambientado, com cenários detalhados e uma história interessante, mesmo para quem não está acostumado com as peripécias de Master Chief.As cenas de animação entre as fases de Halo Wars são muito bem feitas e mantém a trama sempre avançando. A caracterização dos personagens principais como o Sargento Forge e a Inteligência Artificial Serina, é bem feita, tanto na animação quanto na dublagem dos personagens, facilitando o envolvimento do jogador com o enredo.As unidades que você comanda durante o jogo, como Spartans, soldados ODST e jipes Warthogs são bem feitos e seus "poderes" reproduzem aquilo que vemos nos outros games Halo. O Spartam pode saltar sobre um veículo dos Covenant e explodi-lo, enquanto os soldados podem arremessar granadas e o Warthog atropela as unidades inimigas. Os comandos são fáceis e rápidos de executar, com o botão X para ataques normais e Y para os especiais.

Sem necessidade de mouse e teclado

Assim como os ataques, o controle do jogo de uma forma geral é simples e o joystick responde bem aos comandos. Um botão para selecionar todas as unidades, outro para um grupo específico. Um toque no direcional para voltar para a base, outro para ir de grupo em grupo pelo mapa. O microgerenciamento de produção, coleta de recursos e aprimoramentos das unidades foi bem simplificado para Halo Wars, tudo para manter a agilidade das partidas.O jogo oferece uma variedade razoável de unidades e de aprimoramentos. Um ponto interresante é que cada líder, tanto humano quanto no Covenant, possui poderes diferentes, o que muda um pouco as estratégias adotadas durante a partida.A campanha singleplayer tem 14 fases, bastante lineares, nas quais só se permite jogar com a UNSC. Poderia ser mais extensa, ou oferecer uma história alternativa, com o ponto de vista dos aliens do Covenant. A terceira raça do universo de Halo, o Flood, não é controlável em momento algum, nem no singleplayer nem em partidas multiplayer.

Terminando a batalha

Após concluir o singleplayer, alguns jogadores voltarão para realizar os vários objetivos secundários, encontrar as tradicionais Caveiras escondidas no cenário e desbloquear algumas Conquistas. Mas o maior fator de replay de Halo Wars está nas partidas multiplayer na Xbox Live. Com suporte para embates 1x1, 2x2 e até com três jogadores de cada lado, as partidas contra outros jogadores são bem menos previsíveis do que jogar contra a máquina.As partidas podem ser rápidos deathmatches ou longas partidas standard, onde é necessário maior atenção ao micro-gerenciamento das bases para conquistar a vitória. Dominar os recursos do cenário no começo da partida tende a enfraquecer sua base inicial, deixando-a exposta para os ataques inimigos. Por outro lado, esses recursos extras são fundamentais para o desenvolvimento de um exército poderoso. Os mapas do multiplayer são ótimos para jogadores que trabalham em equipe.De uma forma geral, Halo Wars é um jogo de estratégia simplificado, superficial quando comparado aos grandes nomes do gênero. Mas isso não faz dele um jogo ruim, já que seu foco são as partidas ágeis no Xbox 360. O jogo consegue capturar o interesse dos fãs de Halo e ao mesmo tempo é capaz de divertir os entusiastas dos jogos de estratégia em tempo real.

Nenhum comentário:

  ©Template por Dicas Blogger e modificado por Heero Richer.

TOPO